Atlantica Hospitality International lança programa Aja para englobar iniciativas de sustentabilidade e responsabilidade social, com metas tangíveis para implementação contínua

Propiciar um consumo consciente, promover a diversidade e garantir o cuidado com a comunidade estão entre as ações da administradora de hospitalidade para a conscientização e o envolvimento de seus colaboradores e da sociedade.

Aproveitando o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no último domingo, 5 de maio, a Atlantica Hospitality International, administradora de hospitalidade multimarcas com mais de 165 empreendimentos em todo o país, anuncia o lançamento do programa Aja, nome dado às suas iniciativas de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (ESG) – sigla em inglês para “Environmental, Social and Governance” (Ambiental, Social e Governança, em português).

“Iniciativas de ESG são muito importantes para alavancar o engajamento dos colaboradores, dos consumidores e, consequentemente, gerar valor para o negócio. O programa Aja surge nesse cenário – é um movimento que abraça causas coletivas, que mexe com o valor intrínseco de cada um, que é fazer o bem, trabalhar em prol da melhoria da sociedade e do meio ambiente. Escolhemos o nome Aja por ser um chamamento à ação, um convite ao ‘faça você, façamos nós’, e está diretamente acoplado ao propósito da Atlantica de cuidar de cada um que confia na gente.”, explica Eduardo Giestas, CEO da Atlantica.

Sustentado por três pilares – responsabilidade com o time, com a comunidade e com o meio ambiente -, o programa tem como objetivo potencializar ações que já acontecem há muito tempo para que a empresa e seus hotéis tenham um desenvolvimento sustentável. Tudo isso contando com o engajamento de colaboradores, investidores, parceiros e hóspedes.

“Temos um critério básico que é acionabilidade, ou seja, vamos abraçar causas as quais podemos impactar. E, para isso, primeiro precisamos engajar o colaborador, que é quem coloca as iniciativas em prática, para depois engajar os demais públicos. Nos preocupamos em ter um programa efetivo, o que pede uma agenda muito bem montada, um foco claro, um engajamento contínuo, um sistema de métricas eficiente e um plano de comunicação com direcionamento”, complementa o executivo.

 

Responsabilidade com o meio ambiente

Ao que compete às questões ambientais, a Atlantica foca em quatro pilares principais: 1) redução do uso de plásticos, 2) redução da geração de lixo e aumento do volume de reciclados, 3) redução do consumo de energia, além de 4) utilização de fontes de energia limpa e renovável.

De acordo com o Diretor de Produtos e Serviços Técnicos, Mark Campbell, trabalhar o consumo consciente é essencial e envolve muitas questões. “Queremos minimizar o impacto das nossas operações, preservando os recursos naturais do planeta e poupando recursos dos investidores que confiaram em nós. A efetiva aplicação da agenda ESG traz resultados positivos para toda a cadeia: hóspede, colaborador, investidor, parceiro e sociedade. Cada mudança abre caminho para uma Atlantica cada vez mais sustentável em todos os aspectos”, afirma.

Até 2023, a administradora pretende substituir, em sua totalidade, os amenities de higiene pessoal por dispensers, sendo que hoje 10% dos hotéis já contam com essa iniciativa. A implementação total desse movimento resultará também em uma economia financeira de até 30% nos gastos atuais, além de redução no tempo de arrumação dos quartos.

Já por meio do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS) – que será aplicado em todos os hotéis até 2023 -, a Atlantica reduzirá o volume de lixo gerado nas operações e diminuirá a emissão de resíduos para os aterros sanitários usando a reciclagem. Inclusive, em muitos casos, será possível rentabilizar o lixo reciclado, como já ocorre em alguns de seus hotéis.

Além disso, pauta-se a redução do consumo de energia per capita em 15% até 2025, por meio de ações de monitoramento, uso de tecnologia e de campanhas de conscientização dos hóspedes e colaboradores.

A Atlantica também implantará a utilização de energia renovável. Hoje, 23 hotéis já utilizam fontes de energia limpa que não precisam queimar combustível fóssil para as suas produções – como solar, eólica e pequenas unidades hidroelétricas. O mercado livre de energia e as fazendas solares em operação devem representar uma economia de até 6 milhões de reais nos próximos cinco anos para os hotéis beneficiados. A meta é ter 50% das unidades utilizando, pelo menos, uma fonte de energia renovável entre suas matrizes energéticas até 2025.

 

Comitê de Diversidade & Inclusão, formação profissional e ações com a comunidade

Na vertente social, a Atlantica criou um Comitê de Diversidade & Inclusão, que tem como intuito a discussão de ações para que que todos se sintam realmente à vontade e tenham igualdade de oportunidades no ambiente de trabalho. Assim, definiu metas para, em 2022, alavancar cinco pontos percentuais nos indicadores GPTW (Great Place to Work) relacionados à credibilidade, ao orgulho, ao respeito, à imparcialidade e à camaradagem. Hoje, a administradora conta com 53% de gerentes gerais mulheres e 58% do total de colaboradores do gênero feminino, proporção maior que a população brasileira, composta por 52% de mulheres.

Outra medida é a formação profissional: a empresa possui uma plataforma de desenvolvimento para capacitar seus colaboradores, tendo como objetivo fomentar ainda mais a progressão de carreira interna, incentivando a qualificação e a formação da base, sucessão e lideranças.

Para o Diretor de Gestão de Pessoas & Cultura, Fernando Morais, a Atlantica quer estar à frente, o que significa possibilitar um lugar onde todos se sintam bem por serem quem realmente são. “Ser a melhor administradora de hospitalidade do Brasil, com quem hóspedes, investidores, parceiros e talentos querem estar, depende da criação de um ambiente com igualdade de oportunidades. Acreditamos no autodesenvolvimento de cada colaborador, por isso ofereceremos meios para aprimoramento de suas habilidades”, reitera.

Outro ponto focal para a administradora é o combate à exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes, por isso, há 17 anos, mantém uma parceria com a Childhood Brasil, organização cujo foco de atuação é no enfrentamento dessa violência. Neste momento, o apoio tem sido revisto com cautela para atender metas ainda mais fortes, a fim de engajar colaboradores, hóspedes e toda a comunidade onde os hotéis estão inseridos. O plano consiste no aumento do número de arrecadações, com a pretensão de alcançar, em 2023, R$ 500 mil para a causa, realizando campanhas, promovendo capacitação e visibilidade nos canais de comunicação.

“Agora, com o Aja, todas as iniciativas de sustentabilidade e responsabilidade social estão amarradas e com metas bem estabelecidas para que ocorra um engajamento efetivo, impactando colaboradores, hóspedes, investidores, parceiros e a comunidade de forma significativa. As iniciativas já existiam, mas agora serão impulsionadas e mensuradas para que haja caminhos traçados e estratégias bem definidas”, finaliza Mark Campbell.

Saiba mais sobre a Atlantica Hospitality International em www.ahi.com.br.

 

Atlantica Hospitality International

Fundada em 1998, a Atlantica Hospitality International, sediada no estado de São Paulo, é a maior administradora hoteleira multimarcas da América Latina e conta com um portfólio com mais de 165 empreendimentos, que agregam a oferta de mais de 27 mil quartos, em mais de 60 cidades no Brasil. Possui mais de cinco mil colaboradores capacitados para atender da melhor forma seus investidores e hóspedes, por meio da transparência e da alta qualidade.

A Atlantica Hospitality International detém alianças exclusivas com quatro das maiores redes hoteleiras do mundo – Choice Hotels (bandeiras Sleep Inn, Comfort, Comfort Suites, Quality e Clarion), Radisson Hotels Americas (bandeiras Radisson, Radisson BLU, Radisson Collection, Radisson RED, Park Plaza, Park Inn by Radisson e Country Inn & Suites by Radisson), Hilton (bandeiras Hilton Garden Inn e DoubleTree by Hilton) e Wyndham (bandeiras Ramada Hotel & Suites, Ramada e Ramada Encore) -, além de contar com as marcas próprias Go Inn, eSuites, Transamerica Fit, Transamerica Classic, Transamerica Executive, Transamerica Prestige, Transamerica Prime e a chancela by Atlantica. Os empreendimentos de hotelaria da administradora seguem padrões internacionais de excelência, com infraestrutura completa, acomodações modernas e bem equipadas, e serviços cortesia, como conexão para internet wireless e café da manhã.

Pioneira no Brasil entre as administradoras de hotel, a Atlantica Hospitality International faz a gestão de residenciais com serviços dentro da sua vertical Atlantica Residences. São quatro categorias de studios – m/ode, e/joy, u/rbit e e/pic –, todos localizados em regiões estratégicas e equipados com minicozinha. Os prédios contam com lavanderia compartilhada, ponto de conveniência e oferecem serviços pay per use, como limpeza e delivery, que podem ser solicitados pelo aplicativo que funciona como central de atendimento 24 horas.

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Valmir de Moraes –Vdemoraes@webershandwick.com

 

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