Atlantica Hospitality International projeta receita recorde em 2022

A administradora registra números significativamente superiores ao mesmo período de 2019, último ano pré-pandemia, e confirma a aceleração da retomada.

A Atlantica Hospitality International, administradora de hospitalidade com mais de 170 empreendimentos e 28 mil quartos em todo o país, aposta fechar 2022 com números em patamares extremamente otimistas, com recorde de contratos e de projetos, incluindo novos hotéis, conversões, franquias, residenciais e multipropriedades. A expectativa é terminar o ano com a taxa de ocupação acima dos 60%, e uma ADR (diária média) 47% melhor que 2021. A empresa ainda espera fechar o ano com aproximadamente 15 aberturas de novos hotéis, o que representa uma adição de cerca de 2.000 quartos à rede. Somando o crescimento em volumetria de quartos com as melhorias nos índices de ocupação e diária, a projeção é fechar o ano com uma receita acima de R$ 1.7 bilhão, 32% acima do orçado e 111% superior em relação a 2021. Já a margem de GOP (lucro operacional bruto) deve superar o patamar dos 35%.

Os números reportados no 2º trimestre deste ano reforçam essa estimativa promissora, com receita de R$ 427 milhões, ocupação média em 58% e diária média com crescimento de 45% em relação ao mesmo período de 2021. A Atlantica vislumbra que o ano de 2023 deve seguir ainda mais positivo, apoiado, principalmente, pela contínua recuperação de preços e retomada de ocupação no mercado de São Paulo, posterior aos demais estados.

No comparativo com o 1° semestre de 2019, ano anterior à pandemia da Covid-19, a administradora apresentou desempenho significativamente superior. A receita cresceu 45%, guiada por um aumento no número de quartos em 18% e ao crescimento de 24% da diária média. Com a tendência de aceleração dos 3º e 4º trimestres, a Atlantica espera fechar 2022 com um crescimento de 32% em diária média e uma receita 48% maior em comparação a 2019.

“Com os resultados já obtidos e as excelentes estimativas de aceleração para os próximos meses, estamos prevendo superar o patamar de R$ 2.2 bilhões em faturamento já em 2023. Esses números são reflexos de uma gestão eficiente focada em resultados de curto e longo prazo. Durante a pandemia, priorizamos não somente a gestão da crise, como também o desenvolvimento e a expansão. Nos antecipamos em várias frentes e, agora, estamos capturando os benefícios deste movimento.”, comenta Eduardo Giestas, CEO da Atlantica.

 

De olho no futuro: investimentos em tecnologia e novos desafios

O ano de 2022 é marcado por outras importantes conquistas. No 1° trimestre deste ano, a Atlantica conclui a integração dos 24 hotéis da Transamerica, fruto da parceria firmada no fim de 2021. A empresa deve fechar esse ano com 27 hotéis com a bandeira Transamerica, considerando duas novas aberturas que já aconteceram e uma prevista para o último trimestre.

Uma referência de 2022 é o número de novos contratos assinados para futuras aberturas que superará a marca de 50 unidades e mais de 7 mil quartos. São 20 contratos de hotéis e mais de 30 contratos de residenciais com serviços. Com isso, a Atlantica inicia o ano de 2023 com cerca de 90 contratos em seu pipeline de aberturas para os próximos cinco anos.  Na vertical de residenciais com serviços, somando todo o pipeline, há contratos que devem gerar por volta de 8,5 mil estúdios a serem desenvolvidos a partir de 2023.

A sua mais nova aposta é a vertical de multipropriedades, mercado que cresce cerca de 24% anualmente. Com essa iniciativa, a administradora expande a sua atuação no segmento de lazer com empreendimentos já contratados em São Paulo, Pará e Santa Catarina, prevendo fechar o ano com cerca de 2.000 quartos no pipeline.

Outro grande marco deste ano de 2022 foi o lançamento do Let’s Atlantica, programa de fidelidade que atua como ferramenta de relacionamento com os hóspedes e estímulo ao crescimento do canal direto de reservas. O programa já conta com cerca de 500 mil membros e a previsão é começar 2023 com 700 mil. Os canais diretos, como a Central de Reservas e o site Reserve Atlantica, representam 25% das vendas, sendo que, somente no 1° semestre deste ano, o site cresceu 370% em receita comparado ao mesmo período de 2019.

Tecnologia continua sendo uma frente importante de investimentos, com a automação de processos e a implementação do Centro de Serviços Compartilhados (CSC), que pretende terminar o ano operando em mais de 40% dos hotéis da rede. Além disso, a Atlantica aposta na evolução do seu marketplace de “sourcing” próprio, que possibilitará ganho de escala e produtividade ao funcionar como uma plataforma estruturada de compras, disponibilizando cerca de 10 mil itens. Se neste ano de 2022 a movimentação deve chegar em R$ 75 milhões, a projeção é de atingir a casa de R$ 250 milhões em cinco anos.

“Seguimos confiantes com o potencial do setor de hospitalidade no Brasil. Acreditamos que estamos entrando em um ciclo positivo de expansão e melhoria de desempenho. Nosso empenho é a busca contínua por eficiência de nossa plataforma de provimento de serviços somada à expansão de nossa rede, que deve atingir mais de 300 unidades nos próximos cinco anos”.

Saiba mais sobre a Atlantica Hospitality International em www.ahi.com.br.

 

Atlantica Hospitality International

Fundada em 1998, a Atlantica Hospitality International, sediada no estado de São Paulo, conta com um portfólio com mais de 170 empreendimentos, que agregam a oferta de mais de 28 mil quartos, em mais de 60 cidades no Brasil. Possui mais de cinco mil colaboradores capacitados para atender da melhor forma seus investidores e hóspedes, por meio da transparência e da alta qualidade.

Detém alianças exclusivas com quatro das maiores redes hoteleiras do mundo – Choice Hotels (dona das marcas Sleep Inn, Comfort, Comfort Suites, Quality e Clarion), Radisson Hotels Americas (bandeiras Radisson, Radisson BLU, Radisson Collection, Radisson RED, Park Plaza, Park Inn by Radisson e Country Inn & Suites by Radisson), Hilton (bandeiras Hilton Garden Inn e DoubleTree by Hilton) e Wyndham (Ramada Hotel & Suites, Ramada e Ramada Encore) -, além de contar com as marcas próprias Go Inn, eSuites, Transamerica Fit, Transamerica Classic, Transamerica Executive, Transamerica Prestige, Transamerica Prime e a chancela by Atlantica. Os empreendimentos de hotelaria da companhia seguem padrões internacionais de excelência, com infraestrutura completa, acomodações modernas e bem equipadas, e serviços cortesia, como conexão para internet wireless e café da manhã.

Pioneira no Brasil entre as administradoras de hotel, a Atlantica faz a gestão de locações e residenciais com serviços dentro da sua vertical Atlantica Residences. São quatro categorias de studios e apartamentos – m/ode, e/joy, u/rbit e e/pic –, além do endosso by Atlantica Residences para hotéis convertidos para o modelo de residenciais, todos localizados em regiões estratégicas e equipados com minicozinha. Os prédios contam com lavanderia compartilhada, ponto de conveniência e oferecem serviços pay per use, como limpeza e delivery, que podem ser solicitados a terceiros pelo aplicativo que funciona como central de atendimento 24 horas.

E em uma terceira área de atuação, administra empreendimentos multipropriedade, modalidade praticada principalmente em destinos de lazer, com conceito de segunda moradia ou casa de temporada.

Informações para a imprensa:

Weber Shandwick

PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950

Keila Baraçal e Daniela Belli – [email protected]

 

Acesse agora